sexta-feira, 10 de maio de 2013

A campanha abolicionista e os direitos trabalhistas (por Júlia Gabriela)


A campanha abolicionista e os direitos trabalhistas 

 
    Em termos de desenvolvimento da sociedade em que vivemos, temos dois assuntos importantes a abordar, são eles : O abolicionismo e os direitos trabalhistas.
Podemos dizer que ao passar dos anos, tanto o abolicionismo e os direitos trabalhistas evoluíram através da união entre as pessoas com os mesmo ideais e da conscientização de um mundo melhor e mais justo.
    O abolicionismo em sua essência era uma forma de dizer não a exploração do ser humano, principalmente dos negros. Essa exploração se dava em caráter físico e psicológico, traçando uma forte linha que visivelmente separava os negros dos brancos, os ricos dos pobres, através da exploração de mão-de-obra escrava, ou seja, sem remuneração.
    Seguindo na linha de raciocínio abolicionista, as pessoas gradativamente foram se dando conta que teriam que receber algo em troca de seus esforços e trabalhos árduos.         Assim como o trabalho no campo, o trabalho urbano também era importante para o desenvolvimento do país. No inicio, as pessoas trabalhavam e recebiam o que os patrões queriam dar mas com o passar do tempo, se deram conta de que alguma forma estavam sendo também exploradas, que com o que recebiam após tantas horas de esforços não lhes davam o direito de uma vida digna, ou seja, seus salários não cobriam todas suas necessidades básicas. A partir dai, tomando consciência do problema começaram a reunir-se, a dialogar, trocar ideias e assim formarem pequenas comunidades chamadas “sindicatos” onde as pessoas se reuniam com os mesmo interesses e ideias, para discutirem melhorias.
    Com o passar dos anos esses sindicatos foram se aperfeiçoando e ganhando força até mesmo de governantes como por exemplo o ex presidente Getulio Vargas, que criou o primeiro ministério do trabalho onde a partir dai, os trabalhadores começaram a ter um salário mínimo base, e a ter outros direitos assegurados por lei como férias anuais, descanso semanal, salário mínimo, implantação do instituto de previdência social etc.
    Com isso verificamos e aprendemos que ao longo do tempo houve uma evolução no sentido da liberdade, aperfeiçoamento e reconhecimento do trabalho humano digno e compensador, assim sendo o homem provedor do seu próprio sustento de sua família, sem ter que abrir mão de sua liberdade e seus direitos.


MARINGONI,Gilberto. História- O destino dos negros após a Abolição. Revista Desafios do desenvolvimento, edição nº 70. 29 de fevereiro de 2012.


MARINGONI,Gilberto. A longa jornada dos direitos trabalhistas. Revista Desafios do desenvolvimento, edição nº 76. 25 de fevereiro de 2013. 

Um comentário:

  1. Ótimos todos os trabalhos de vocês, muio bem organizado, vamos divulgar para os colegas e amigos!!!

    ResponderExcluir